Entenda porquê do crescimento na procura de imóveis compactos e suas vantagens

07/07/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog várias vezes e todo mundo já sabe que não se trata mais de uma tendência, mas sim de um fato que apartamentos compactos são os novos favoritos do momento no mercado imobiliário. Com a correria do dia a dia, as pessoas procuram cada vez mais por praticidade, afinal, ninguém quer chegar em casa depois se um dia cansativo de trabalho e ter que lidar com um apartamento grande para arrumar.


Muito mais práticos e, em sua maioria, bem localizados, os apartamentos compactos se tornaram os imóveis-desejo de públicos completamente distintos. Se engana quem pensa que só pessoas jovens que estão saindo de casa procuram por lugares mais compactos e práticos. Sim, profissionais jovens e bem-sucedidos são os que mais procuram por esse tipo de empreendimento, procurando morar mais perto do trabalho para diminuir, ou até mesmo se possível acabar, com o tempo de deslocamento entre sua casa e o trabalho, onde muitos costumam passar a maior parte do dia.


Em sua maioria, esse público costuma procurar esse tipo de imóvel não para ser sua moradia principal, mas como uma espécie de base avançada para os dias da semana. Outro público que tem mostrado muito interesse em imóveis compactos são os recém-casados, que optam por esse tipo de empreendimento como a primeira residência após a união. A localização costuma ser o forte na escolha desse público por esse estilo de imóvel, afinal, conforme mencionamos, eles costumam ser bem localizados e evitam gastos que ocorreriam caso a nova família optasse por morar em bairros mais afastados.


Ficou interessado nesse tipo de imóvel e quer saber mais sobre a popularização desse estilo de empreendimento? a Nova Época Imóveis te explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de apontar as vantagens de optar por esse tipo de moradia atualmente. 


Afinal, o que são imóveis compactos? 


Primeiramente, para entendermos o que são imóveis compactos, são aqueles que possuem, em sua maioria, menos de 45 metros quadrados e podem ter até 10 metros quadrados. Eles costumam se enquadrar na classificação de imóveis studio ou apartamentos com um dormitório. Para compensar o espaço privado mais compacto, esse padrão de empreendimento costuma valorizar os ambientes de uso comum entre os moradores. 


Como surgiu essa tendência? 


Além dos fatores econômicos, os novos fatores socioculturais também ajudam a explicar esse cenário. Com o surgimento de um conjunto de regras que determina o crescimento da cidade em um período de cerca de 20 anos, estabeleceu-se que prédios mais altos só poderiam ser construídos em áreas próximas a estações de metrô ou terminais de ônibus. 


Com isso, preços de terrenos em regiões de ampla oferta de transporte público começaram a inflacionar os custos para construção. Nesse cenário, uma das estratégias adotadas para reduzir esse impacto foi transformar em plantas com metragens menores. 


Quem mais impulsiona esse mercado? 


Melhor qualidade de vida e mobilidade urbana são duas das necessidades que mais influenciam quem vive nas grandes cidades. O estilo de vida mudou muito e continua em constante mudança, com isso, surgem novas necessidades constantemente, sendo este outro fator que explica a alta demanda por apartamentos com espaço mais compacto. 


Os principais perfis de pessoas que mais procuram esse tipo de empreendimento são: jovens que estão no começo da vida e acabaram de sair da casa dos pais para morar perto do escritório, jovens casais recém-casados sem filhos que buscam espaços menores de fácil manutenção, pessoas que desejam localizações com fácil locomoção até o trabalho e com oferta de transportes públicos e, finalmente, profissionais que estão consolidando carreira, mas ainda não constituíram família. 


Vantagens de investir em empreendimentos compactos


1- Prédios modernos


Empreendimentos mais recentes estão cada vez mais modernos e sofisticados. Nesse cenário, plantas compactas ganham projetos arquitetônicos bem resolvidos, que conseguem otimizar os espaços sem deixar de atender as necessidades do estilo de vida contemporânea e do público mais jovem. 


2- Boa infraestrutura 


Além de ambientes menores, esses projetos arquitetônicos ainda focam em espaços de serviço e lazer compartilhados. Isso tudo para motivar seus moradores a usufruírem mais das áreas externas do apartamento. 


3- Atende a nova realidade de trabalho


A Nova Época já falou aqui no blog sobre coworkings, áreas que chegaram aos condôminos residenciais e ganharam mais destaque em tempos de valorização do trabalho em home office. Esse estilo de área conta com salas equipadas com wi-fi, sendo grandes atrativos para quem trabalha de maneira remota ou deseja estabelecer uma empresa.


4- Despesas e menos manutenção 


Outra vantagem desse tipo de empreendimento é que as despesas são menores, começando pelo valor do IPTU. Além disso, com áreas reduzidas e planejadas, não existe uma grande quantidade de instalações nem equipamentos, facilitando a manutenção e a realização de consertos. 


5- Bom upgrade


Um imóvel menor, mais compacto, pode ser uma ótima solução para morar em bairros mais valorizados por um preço mais acessível. 


6- Valorização da mobilidade 


Com esse estilo de vida cada vez mais voltado para a valorização do tempo, muitas pessoas estão querendo evitar gastar horas no trânsito e procuram alternativas para a mobilidade, sendo elas o transporte público e as ciclovias. Muitos desses condomínios novos contam não só com bicicletários, mas também fornecem bicicletas para o uso coletivo. 


7- Investimento inicial menor


Quando comparamos esse tipo de empreendimento com imóveis de três ou mais dormitórios, ou com aqueles que têm áreas externas, os apartamentos mais compactos possuem um valor menor. Por isso, dizemos que seu investimento inicial é menor. 


8- Valorização 


Os lucros podem ser bem mais altos em imóveis localizados em bairros com maior potencial de crescimento, que estejam recebendo melhorias tanto em locomoção quanto em infraestrutura, como estações de metrô, trem, pontos de ônibus, mercados, comércio e shoppings. Tudo isso ajuda muito a valorizar o empreendimento para uma possível venda no futuro. 


A Nova Época Imóveis espera ter conseguido explicar a popularização dos imóveis compactos e todas as suas vantagens. Se você está procurando um imóvel, confira nosso site e fale com um de nossos profissionais! Temos mais de 17 mil imóveis em todas as regiões do Rio de Janeiro, vamos fazer esse sonho virar realidade juntos
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":